skip to Main Content

Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

O que é o ligamento cruzado anterior (LCA)?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura interna do joelho que contribui para a estabilidade do joelho, principalmente em movimentos de giro e aceleração e desaceleração.

Ligamento cruzando anterior (LCA), dentro da cavidade do joelho, entre o fêmur e a tíbia, colorido em vermelho

Como ocorre a lesão do LCA?

A ruptura do LCA ocorre na maioria das vezes por torção do joelho em atividade esportiva, gerando dor intensa, inchaço e dificuldade para fazer a movimentação do joelho.

Esses sintomas iniciais melhoram em torno de duas a três semanas, mas permanece a instabilidade, ou seja, a sensação do joelho frouxo ou saindo do lugar, principalmente na tentativa de realizar atividades esportivas. Portanto, é recomendável a avaliação por especialista após qualquer trauma intenso do joelho.

Visão por vídeo de LCA normal e LCA rompido
Visão por vídeo de LCA normal e LCA rompido

Qual o tratamento da lesão do LCA?

O tratamento da lesão de LCA pode ser sem cirurgia em alguns pacientes, como pacientes mais velhos, sedentários, sem instabilidade e sem sintomas pela lesão no dia-a-dia.

Por outro lado, para pacientes mais jovens, que realizam atividades esportivas, que ficam com joelho instável ou têm sintomas no dia-a-dia, a cirurgia é recomendada.

A presença de outras lesões também interfere na recomendação pela cirurgia, como as lesões de cartilagem, menisco ou ligamentos colaterais, que podem ocorrer junto com a lesão de LCA.

Como é realizada a cirurgia do LCA?

A cirurgia para lesão de LCA é a reconstrução do ligamento, ou seja, é feita a substituição do ligamento lesado por um enxerto de tendão. Isso é feito porque o LCA rompido tem uma capacidade muito limitada para cicatrização.

LCA reconstruído com enxerto de flexores
LCA reconstruído com enxerto de flexores

Uma vez retirado o enxerto, a reconstrução do ligamento é feita por artroscopia, ou seja, cirurgia minimamente invasiva por vídeo do joelho, através de pequenas incisões.

A técnica mais preconizada atualmente é a chamada técnica anatômica, em o novo ligamento é colocado na mesma posição do ligamento natural.

Instrumentos para artroscopia de joelho
Instrumentos para artroscopia de joelho

O enxerto é passado por dentro do joelho por um túnel no osso do fêmur e um túnel no osso da tíbia.

O enxerto é preso nos ossos com o uso de dispositivos fixação como botões corticais e parafusos absorvíveis. A importância do método de fixação é evitar o afrouxamento do enxerto até sua integração.

Lesões de menisco ou de cartilagem que existirem são tratadas no mesmo momento.

Quais são as opções de enxerto para a reconstrução do LCA?

Há duas opções principais de enxerto, o de tendões flexores e o de tendão patelar. O enxerto tendões flexores são dois tendões da parte de trás da coxa, chamados também de tendões flexores isquiotibiais (grácil e semitendíneo), retirados por um pequeno corte na parte da frente do joelho.

O de tendão patelar consiste da parte central de em torno de um centímetro do tendão patelar, retirado com um pequeno fragmento de osso da patela e da tíbia através de um corte na frente do joelho. Essas duas opções de enxerto promovem ótimos resultados, e a escolha entre eles é realizada caso a caso.

Enxerto através de túneis ósseos
Enxerto através de túneis ósseos

Podem ser usados também em situações especiais os enxertos provenientes de bancos de tecidos, que evitam a retirada de tecidos do próprio paciente.

Como é a reabilitação da cirurgia de LCA?

A reabilitação é essencial após a cirurgia de LCA, uma vez que é necessário ganhar novamente a movimentação, a força e o equilíbrio do joelho, ao mesmo tempo que não se deve sobrecarregar o enxerto que está em processo de integração.

O tempo de retorno ao esporte varia caso a caso, e é decidido em conjunto através de avaliação do médico e do fisioterapeuta, podendo ser auxiliado por exames que avaliam a força muscular do membro operado.

O ligamento anterolateral (LAL)

Alguns pacientes podem ter a lesão do ligamento anterolateral (LAL) em conjunto com a lesão do LCA. O LAL é uma estrutura fora da cavidade do joelho, que junto com o LCA ajuda no controle dos movimentos rotacionais.

Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas para reconstrução do LAL, que podem ser indicadas em pacientes de alta demanda esportiva, com frouxidão intensa ou lesões crônicas. A necessidade para reconstrução do LAL em conjunto com o LCA deve ser avaliada por médico especialista.

Reconstrução do ligamento anterolateral (Imagem cortesia do Dr. Camilo Helito)
Reconstrução do ligamento anterolateral (Imagem cortesia do Dr. Camilo Helito)
Back To Top