Teleatendimento

O Dr. Pedro Giglio está disponível para realização de atendimentos à distância, via consulta online (teleconsulta/telemedicina).

Consultas online (teleconsultas) realizadas por vídeo são uma excelente ferramenta para cuidado de problemas e lesões do joelho.

A tecnologia atual permite que consultas médicas sejam realizadas à distância. Cada vez mais essa modalidade é procurada por pacientes, pela conveniência e facilidade.

A consulta online ou teleconsulta faz parte do que se chama de telemedicina, que engloba os tipos de serviço médico que podem ser realizados à distância por meios eletrônicos.

Esta pode ser uma excelente opção para pacientes com problemas no joelho.

Como funcionam consultas médicas online?

A consulta é realizada por plataforma de vídeo online, que permite ao paciente e médico se verem e conversarem ao vivo.

A maior parte de uma consulta médica presencial é uma comunicação entre médico e paciente. Dessa forma, a consulta online é semelhante a uma consulta presencial em quase tudo.

São feitos na consulta online: anamnese (perguntas sobre o problema e sobre a saúde em geral), avaliação e explicação de exames, explicação sobre hipóteses diagnósticas, orientação sobre possibilidades de tratamentos, receita de medicações e pedidos de exames.

Consultas iniciais para um problema, consultas de acompanhamento e consultas para segunda opinião de tratamento podem todas ser realizadas online.


Quais os principais benefícios das consultas online?

A partir de 2020, aumentou muito a experiência com consultas à distância no Brasil, mostrando que é possível a realização de uma consulta de grande qualidade por vídeo.

A modalidade é muito procurada por pessoas que moram longe (até mesmo em outras cidades ou estados), com restrição de mobilidade, com restrições de agenda e horário, e quem deseja evitar sair de casa quando possível.


Existem limitações para consultas online?

Sim. Momentos em que o contato físico é essencial, obviamente não são aplicáveis da mesma forma na consulta online e presencial.

O exame físico completo não pode ser feito em consultas à distância. O paciente mostra as partes do corpo relevantes, pontos de dor, movimentos desencadeantes. Além disso, o médico pode pedir que o paciente faça algumas manobras ou movimentos. Porém, a palpação e manobras de exame físico realizadas pelo médico não são possíveis.

Além do exame físico, procedimentos ambulatoriais, como infiltração articular, também não podem ser realizados com consulta online.

Sempre que for necessário para o pleno atendimento do paciente, a consulta online pode e deve ser complementada com um retorno presencial.


Como posso receber receitas e pedidos médicos após as consultas online?

O envio de documentos médicos reconhecidos e com validade oficial por via online é muito simples atualmente.

As receitas, pedidos médicos e demais documentos médicos são assinados digitalmente pelo médico, usando um certificado digital. Documentos assinados dessa forma têm o mesmo valor que documentos físicos “originais” com assinatura. A autenticidade de qualquer documento assinado digitalmente pode ser confirmada no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão do Governo Federal.

Os documentos são salvos em formato PDF, e enviados para o paciente digitalmente por mensagem ou e-mail. Para receitas médicas, o médico pode utilizar a plataforma memed, que cria um QR code que pode ser exibido no celular em farmácias, sem a necessidade de imprimir receitas.


Quais são as principais orientações para consulta online?

  • Envie os exames realizados antes da consulta. Login ou permissão de acesso para os exames em portais de laboratórios ou hospitais são o ideal. São importantes tanto as imagens quanto os laudos.
  • Teste sua conexão de internet: ela deve ter velocidade e estabilidade o bastante para permitir uma chamada por vídeo.
  • Tanto celular quanto computador podem ser utilizados. São necessários câmera e microfone.
  • Esteja em um local que seja possível ficar em pé e mostrar a região do corpo relevante para a consulta, com enquadramento da câmera. Se estiver no celular, tenha um suporte ou uma outra pessoa que possa segurar o seu celular.
  • Esteja em um local em que tenha privacidade, e que você não seja incomodado com interrupções.
  • Esteja com roupas que permitam mostrar a região de interesse para consulta.
  • Você receberá um link para acesso à chamada de vídeo.
  • Você receberá suas receitas, encaminhamentos e pedidos de exames por nossos canais eletrônicos.
  • Muitos problemas podem ser acompanhados de forma 100% online, mas sempre que for importante para o pleno atendimento do paciente, a consulta online pode e deve ser complementada com um retorno presencial.

Onde posso buscar consultas à distância para outras áreas da ortopedia?

Entre em contato pelos nossos canais de comunicação, ou visite https://nucleodeortopedia.com.br.

Agendar consulta