skip to Main Content

Dor patelofemoral

O que é dor patelofemoral? Qual sua característica?

A dor patelofemoral (ou femoropatelar) se caracteriza por ser sentida na frente do joelho, ou então uma dor profunda ou difusa, que tipicamente é pior para movimentos de agachamento e subidas ou descidas de planos inclinados ou escadas. Pode haver piora ao se mover depois de deixar o joelho muito tempo parado na mesmo posição, como quando sentado em viagem de carro ou avião.

O exame físico do joelho é importante para a diferenciação com outros tipos de dor.

Condromalácia patelar é a mesma coisa que dor patelofemoral?

Não. Condromalácia é a alteração da cartilagem, que ocorre frequentemente na patela.

Apesar de ser frequente a associação da condromalácia com a dor patelofemoral, isso não é uma regra. Há muitos pacientes com lesão da cartilagem, mas sem dor; também há muitos paciente com dor, mas sem a lesão da cartilagem.

Saiba mais sobre condromalácia (clique aqui)

O que causa a dor patelofemoral?

A principal causa da dor patelofemoral é uma sobrecarga da articulação. Isso pode ocorrer por:

  • Fortalecimento inadequado da musculatura dos membros inferiores, quadris e tronco
  • Formato de joelho predisponente (joelho valgo, patela alta, tróclea femoral rasa).
  • Lesões internas do joelho (como a condropatia patelar ou tendinite patelar)
  • Padrões de movimento prejudiciais (como o valgo dinâmico, tendência de jogar o joelho para dentro)
  • Intensidade de atividades acima da capacidade do joelho.
  • Aumento rápido da intensidade de atividades físicas
  • Sobrepeso

Atividades esportivas de risco para dor patelofemoral são aquelas que adotam posição de joelhos semifletidos, com saltos e agachamentos.

Alguns formatos de joelho são mais predispostos, como o joelho valgo (em “X”), a patela alta, a tróclea femoral rasa e alterações rotacionais. Também contribuem alguns padrões de movimento, como o valgo dinâmico, e lesões intra-articulares, como a lesão da cartilagem da patela.

Quais os exames para avaliação da dor patelofemoral?

Essa é uma doença de diagnóstico clínico, ou seja, com avaliação médica e exame físico. Porém, a dor patelofemoral está associada a lesões da articulação que podem ser avaliadas com exames. Isso é importante nos casos crônicos, refratários, ou quando há suspeita clínica dessas lesões.

A ressonância magnética pode identificar desgaste da cartilagem, inflamação por atrito ou sobrecarga dos tecidos articulares, como por exemplo a hoffite (inflamação da gordura de Hoffa) ou tendinites, como a tendinite patelar (para saber mais, clique aqui)

As radiografias podem ser úteis para avaliar o alinhamento e formato do joelho.

 

Qual o tratamento da dor patelofemoral?

O tratamento da dor patelofemoral é baseado na diminuição da sobrecarga da articulação. Reabilitação é a principal medida a ser tomada: fortalecimento e ativação muscular, alongamentos, treinamento do gesto esportivo, tratamento de movimentos predisponentes e, eventualmente, tratamento para as lesões específicas que podem acompanhar a dor.

Controle de peso é benéfico para aqueles pacientes acima do peso ideal.

Medicamentos por boca ou intra-articulares (infiltrações) podem ser usados no controle dos sintomas quando necessário, mas sempre de forma complementar ao trabalho de reabilitação.

A Dor Patelofemoral ocorre tipicamente na frente do joelho, sentida em volta ou atrás da patela (rótula)
Back To Top