O ortopedista especialista em cirurgia de joelho tem a sua disposição tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos para os problemas do joelho que são muito comuns. Felizmente, os tratamentos modernos são eficazes na melhora da dor, promoção de qualidade de vida e retorno às atividades físicas.
A seguir, saiba mais sobre os tipos de cirurgia no joelho.
A cirurgia no joelho é indicada em três situações principais:
Ou seja, o princípio é que o tratamento sem cirurgia é a primeira opção, e estas três situações são as exceções em que a cirurgia é indicada.
Artroscopia do joelho é a técnica de cirurgia minimamente invasiva, através de pequenos furos. A visualização da articulação é feita por câmera, ligada a um monitor de alta definição.
Problemas que podem ser tratados por artroscopia do joelho: lesões de menisco, remoção de corpo livre, lesão do ligamento cruzado anterior, lesões pequenas da cartilagem, ressecção da sinóvia, liberação de artrofibrose.
A artroscopia do joelho é cirurgia realizada por pequenos furos no joelho, e a visualização da articulação é feita por câmera de vídeo.
A prótese do joelho, ou artroplastia do joelho, é tratamento eficaz para artrose grave, que não teve melhora adequada com tratamento sem cirurgia.
Atualmente, é uma cirurgia de rotina, com resultados muito previsíveis, com enorme potencial de melhorar a qualidade de vida. Próteses do joelho podem ser totais ou parciais.
As técnicas mais modernas permitem controle eficaz da dor no pós-operatório, menos invasão do paciente (sem necessidade de sondas, drenos), ausência de necessidade de UTI na maioria dos casos, e recuperação mais rápida, andando no mesmo dia da cirurgia e tendo alta hospitalar precoce.
A prótese do joelho é procedimento eficaz para o tratamento da artrose em estágio avançado, que não tenha respondido a medidas não cirúrgicas.
Uma inovação recente na cirurgia do joelho é o uso de robótica para implantação de próteses. O robô auxilia o médico especialista em cirurgia do joelho no planejamento e confecção dos cortes ósseos para acoplamento da prótese, com ganho de precisão com relação ao instrumental tradicional.
Na prótese de joelho robótica, o robô auxilia na confecção precisa dos cortes ósseos para colocação da prótese.
Um dos tipos de cirurgia no joelho mais realizados é o tratamento das lesões dos meniscos. A maioria das cirurgias é realizada de forma minimamente invasiva, por artroscopia.
Os tipos principais de lesões para meniscos são:
Lesão de menisco visualizada por câmera na artroscopia do joelho.
Lesões da cartilagem do joelho são muito comuns, e podem ocorrer por trauma ou desgaste. Apesar da cirurgia não ser necessária na maior parte das vezes, o especialista em cirurgia do joelho pode lançar mão de cirurgia para tratamento de lesões grandes e com permanência de sintomas.
As principais cirurgias para cartilagem do joelho são:
Lesão da cartilagem articular do joelho
As lesões dos ligamentos do joelho são frequentes na prática esportiva. A reconstrução de um ligamento usa um enxerto de tendão para substituir o ligamento lesionado. Para alguns ligamentos, a cirurgia é a primeira opção na maior parte dos casos.
As principais lesões ligamentares do joelho que podem ser tratadas com cirurgia são:
Lesão ligamentar do joelho
Osteotomias são cirurgias para correção do alinhamento do joelho.
O desalinhamento do joelho pode contribuir para a piora de algumas lesões ou sintomas, ou causar sobrecarga que impede a correção de problemas internos do joelho, como cartilagem, meniscos e ligamentos. Em algumas destas situações, as osteotomias estão indicadas pelo especialista em cirurgia do joelho.
As principais tipos de osteotomia do joelho são:
Desalinhamentos do joelho, como presença de varo ou valgo, podem ser corrigidas com osteotomias do joelho.
A luxação da patela é o deslocamento do osso da frente do joelho de seu local adequado. Pode ocorrer em casos de trauma, ou mesmo em atividades do dia-a-dia.
Em casos com maior instabilidade ou recorrência do deslocamento, o especialista em cirurgia do joelho pode indicar cirurgia para estabilização.
São procedimentos realizados para correção de luxação da patela:
A luxação da patela ocorre quando há deslocamento da patela do seu sulco no fêmur.
O médico ortopedista especialista em joelho é o mais indicado para realização de procedimentos do joelho.
Nas últimas décadas, houve grande evolução da ortopedia, com explosão do conhecimento e modernização de técnicas de tratamento. Isto levou ao surgimento de especializações dentro da ortopedia, permitindo ao médico ter proficiência e experiência com as diversas técnicas disponíveis, além de se manter atualizado das modernizações que surgem constantemente. Além disso, o foco do profissional especialista em joelho é importante para individualização e personalização do tratamento, muito relevante para atingir os melhores resultados.