A infiltração do joelho é um procedimento frequentemente realizado para auxiliar nos tratamentos de problemas do joelho.
A infiltração do joelho é a injeção de medicação diretamente no joelho.
Na maioria das vezes, a medicação é aplicada dentro do espaço do joelho, para que atue em toda superfície interna da articulação. Outras vezes, a injeção de medicação é feita em tecidos específicos na articulação, ou próxima de nervos, para bloqueio dos impulsos nervosos de dor.
Infiltração do joelho: injeção de medicação no espaço articular.
As principais medicações utilizadas são os corticóides, ácido hialurônico e anestésicos.
As infiltrações do joelho são indicadas para controle de inflamação do joelho ou para auxiliar no controle dos sintomas de desgastes de cartilagem ou artrose do joelho.
São possíveis indicações de infiltração do joelho:
Artrose leve a moderada do joelho e crises de inflamação e inchaço são as principais indicações para infiltração do joelho.
Em nenhuma situação a infiltração do joelho é um tratamento isolado, ou seja, nunca deve ser feita como modalidade exclusiva de tratamento. Pelo contrário, a infiltração do joelho deve ser entendida como um tratamento auxiliar, que ajuda no controle de inflamação ou sintomas, facilitando as demais modalidades de tratamento, em especial a reabilitação e exercícios.
Dependendo de cada situação específica, a infiltração pode ser feita já no início do tratamento, ou reservada para casos de controle mais difícil.
A maior utilidade da infiltração do joelho é ajudar no controle dos sintomas, facilitando o tratamento com reabilitação, fisioterapia e exercícios.
A infiltração é um procedimento ambulatorial, que pode ser feito no consultório, desde que todas as condições de estrutura, esterilidade e materiais estejam presentes.
Após a limpeza da pele com produtos especiais, é feita anestesia local com agulha fina.
O aparelho de ultrassom é utilizado para localizar o local a ser infiltrado. O uso do ultrassom é recomendado atualmente, já que aumenta a precisão do procedimento, evitando que a medicação seja aplicada fora do local desejado.
Para a infiltração da articulação, apenas uma picada é necessária, já que a medicação se espalha pela superfície interna do joelho. Já para as infiltrações de estruturas específicas, ou para bloqueio de nervos, pode ser necessária aplicação em pontos individuais.
O uso do ultrassom aumenta a precisão da infiltração do joelho, com a visualização direta da medicação sendo injetada no local correto. Também permite a aplicação de medicação em alvos específicos.
Saiba mais sobre a infiltração do joelho com ácido hialurônico clicando aqui.