Quando a infiltração do joelho pode ajudar?

Infiltração do joelho | Dr. Pedro Giglio

A infiltração do joelho é um procedimento frequentemente realizado para auxiliar nos tratamentos de problemas do joelho.

O que é infiltração do joelho?

A infiltração do joelho é a injeção de medicação diretamente no joelho.

Na maioria das vezes, a medicação é aplicada dentro do espaço do joelho, para que atue em toda superfície interna da articulação. Outras vezes, a injeção de medicação é feita em tecidos específicos na articulação, ou próxima de nervos, para bloqueio dos impulsos nervosos de dor.

Infiltração do joelho | Dr. Pedro Giglio

Infiltração do joelho: injeção de medicação no espaço articular.

Quais as medicações utilizadas nas infiltrações do joelho?

As principais medicações utilizadas são os corticóides, ácido hialurônico e anestésicos.

  • Corticóides: utilizados para controle de inflamação. O efeito é rápido, mas de curta duração (até semanas), com a vantagem de diminuir os efeitos no resto do organismo dos corticóides sistêmicos (por boca ou intramuscular).
  • Ácido hialurônico: utilizado em lesões ou desgaste da cartilagem, artrose do joelho, para controle de sintomas no médio prazo (meses). Sua aplicação é conhecida como viscossuplementação
  • Anestésicos: aplicados com outras medicações, próximo de nervos do joelho (nervos geniculares), para bloqueio nervoso dos impulsos de dor.

Quando fazer uma infiltração do joelho?

As infiltrações do joelho são indicadas para controle de inflamação do joelho ou para auxiliar no controle dos sintomas de desgastes de cartilagem ou artrose do joelho.

São possíveis indicações de infiltração do joelho:

Artrose leve a moderada do joelho | Dr. Pedro Giglio

Artrose leve a moderada do joelho e crises de inflamação e inchaço são as principais indicações para infiltração do joelho.

Em nenhuma situação a infiltração do joelho é um tratamento isolado, ou seja, nunca deve ser feita como modalidade exclusiva de tratamento. Pelo contrário, a infiltração do joelho deve ser entendida como um tratamento auxiliar, que ajuda no controle de inflamação ou sintomas, facilitando as demais modalidades de tratamento, em especial a reabilitação e exercícios.

Dependendo de cada situação específica, a infiltração pode ser feita já no início do tratamento, ou reservada para casos de controle mais difícil.

Reabilitação, fisioterapia e exercícios | Dr. Pedro Giglio

A maior utilidade da infiltração do joelho é ajudar no controle dos sintomas, facilitando o tratamento com reabilitação, fisioterapia e exercícios.

Como é feita a infiltração do joelho?

A infiltração é um procedimento ambulatorial, que pode ser feito no consultório, desde que todas as condições de estrutura, esterilidade e materiais estejam presentes.

Após a limpeza da pele com produtos especiais, é feita anestesia local com agulha fina.

O aparelho de ultrassom é utilizado para localizar o local a ser infiltrado. O uso do ultrassom é recomendado atualmente, já que aumenta a precisão do procedimento, evitando que a medicação seja aplicada fora do local desejado.

Para a infiltração da articulação, apenas uma picada é necessária, já que a medicação se espalha pela superfície interna do joelho. Já para as infiltrações de estruturas específicas, ou para bloqueio de nervos, pode ser necessária aplicação em pontos individuais.

Uso do ultrassom aumenta a precisão da infiltração do joelho | Dr. Pedro Giglio

O uso do ultrassom aumenta a precisão da infiltração do joelho, com a visualização direta da medicação sendo injetada no local correto. Também permite a aplicação de medicação em alvos específicos.

Saiba mais sobre a infiltração do joelho com ácido hialurônico clicando aqui.


Sempre procure diagnóstico, orientações médicas e um plano de tratamento individualizado. Busque um ortopedista especialista em joelho de confiança. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna.


Referências:

Campos GC de, Sousa EB de, Hamdan PC, Almeida CS de, Tieppo AM, Rezende MU de, et al. Consenso brasileiro de viscossuplementação do joelho (COBRAVI). Acta ortop bras. 2019;27: 230–236.

Jackson DW, Evans NA, Thomas BM. Accuracy of needle placement into the intra-articular space of the knee. J Bone Joint Surg Am. 2002;84: 1522–1527.

Hart JM, Kuenze C, Bodkin S, Hart J, Denny C, Diduch DR. Prospective, Randomized, Double Blind Evaluation of the Efficacy of a Single Dose Hyaluronic Acid for the Treatment of Patellofemoral Chondromalacia. Orthopaedic Journal of Sports Medicine. 2018;6.

de Campos GC, Rezende MU, Pailo AF, Frucchi R, Camargo OP. Adding triamcinolone improves viscosupplementation: a randomized clinical trial. Clin Orthop Relat Res. 2013;471: 613–620.

​​Yaftali NA, Weber K. Corticosteroids and Hyaluronic Acid Injections. Clin Sports Med. 2019;38: 1–15.