As plicas sinoviais do joelho são membranas dentro da cavidade do joelho. São variações anatômicas comuns, na maioria das vezes não trazem prejuízos. Porém, plicas muito grandes, que se interpõem entre os ossos, ou inflamadas, podem causar sintomas como dor, estalos, atrito com a cartilagem.
Plicas sinoviais do joelho: plica parapatelar medial, plica parapatelar lateral, plica suprapatelar, plica infrapatelar (ligamento mucoso).
Plicas sinoviais do joelho são membranas dentro da cavidade do joelho, por proeminência da sinóvia, o tecido que recobre internamente a articulação.
As plicas são remanescentes das membranas que separam o joelho em diversas cavidades durante o desenvolvimento dentro do útero materno. Elas normalmente são absorvidas, tornando o joelho uma cavidade única, mas podem permanecer parcialmente ou totalmente em algumas pessoas.
Plicas sinoviais podem ser assintomáticas, sendo encontradas acidentalmente em exame de imagem do joelho.
Porém, plicas podem causar estalos, dor e atrito com as estruturas do joelho, principalmente se são grandes, interpostas entre ossos ou se estão inflamadas (plicas patológicas). Atrito com plicas sinoviais podem causar lesões de cartilagem. Outros sintomas possíveis são inchaço, travamento, dificuldade de mobilização.
Trauma, sobrecarga ou inflamação do joelho podem desencadear sintomas de plicas previamente assintomáticas. Portanto, os sintomas podem ser constantes ou intermitentes.
Plica sinovial com atrito. Com a movimentação do joelho, a plica raspa na cartilagem articular, causando estalos, desgaste da cartilagem e dor.
As plicas sinoviais do joelho são nomeadas pela sua localização, exemplificadas na figura abaixo. A plica sinovial lateral (ou plica parapatelar lateral), medial (ou parapatelar medial), suprapatelar e infrapatelar.
Plicas sinoviais são confirmadas com exames de imagem como ultrassonografia e ressonância nuclear magnética. É muito importante a correlação pelo médico especialista dos achados com a história e exame físico do paciente, para diferenciar plicas patológicas sintomáticas de plicas assintomáticas, que não são causadoras da sintomatologia.
Os exames de imagem também são importantes para avaliar outros diagnósticos diferenciais como lesões de cartilagem, osteocondrite dissecante, corpos livres, lesões meniscais, osteoartrite, artrite inflamatórias, sinovite vilonodular pigmentada, entre outros.
Plica sinovial parapatelar medial interposta, vista em ressonância magnética do joelho.
Plicas assintomáticas não necessitam de tratamento, e estão presentes em muitas pessoas sem causar nenhum prejuízo.
Havendo sintomas, o tratamento inicial é baseado em reabilitação com fisioterapia para para fortalecimento e estabilização do joelho. Isto diminui possível sobrecarga e atrito sobre a região da plica, causando melhora dos sintomas. Medicações analgésicas, anti-inflamatórias e injeção intra-articular no joelho (infiltração articular) também podem ser úteis.
No caso de sintomas persistentes apesar de tratamento, a ressecção da plica por cirurgia minimamente invasiva, a artroscopia do joelho, pode ser indicada.
Plica sinovial vista na artroscopia do joelho.
Sempre procure diagnóstico, orientações médicas e um plano de tratamento individualizado. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna.